ISSN Eletrónico: 2340-4078
ISSN: 0300-5267
DOI: 10.57065/shilap
Política de uso de inteligência artificial
A revista SHILAP Revista de lepidopterología, tomando como referência principal as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (COPE), entende que o uso de inteligência artificial (IA) e ferramentas assistidas por IA pode ser uma tecnologia auxiliar e um suporte útil, desde que seja usado de forma responsável e prudente, seu uso seja declarado em detalhes e seus resultados sejam revisados, corrigidos e aceitos por seres humanos. Este dever de transparência está também em consonância com os princípios da ciência aberta, que promovem a rastreabilidade e a reprodutibilidade da investigação.
O uso ético e responsável dessas tecnologias exige que o controlo e a supervisão sejam sempre estabelecidos por aqueles que assumem a autoria, a edição ou a revisão. Esses indivíduos devem verificar a exatidão, precisão, validade, relevância e integridade do material gerado pela IA, prestando especial atenção (embora não exclusivamente) a referências inventadas e vieses que possam ser introduzidos pelo design da ferramenta (inconsistências, falta de informações ou fontes, etc.), a fim de evitar a desinformação. A responsabilidade pelo uso de ferramentas de IA deve garantir a análise e a divulgação de quaisquer limitações que possam ser detectadas.
As mais comuns no campo da publicação científica são a IA generativa e os grandes modelos de linguagem. No entanto, existem muitos outros tipos de IA que podem ser usados nos processos de redação ou edição e produção de manuscritos e, ainda antes, na concepção ou desenvolvimento da investigação.
Existe uma grande variedade de ferramentas e tecnologias que utilizam IA para edição, e muitas permitem-nos proteger o conteúdo que adicionamos. Devem ser utilizadas aquelas que permitem a encriptação da comunicação ou das informações armazenadas, negam a autorização para que o modelo seja treinado com o nosso conteúdo ou funcionam em ambientes controlados, seja numa instalação local ou em servidores com garantias de privacidade, bem como quaisquer outras medidas de proteção.
A revista SHILAP Revista de lepidopterología exige que os autores divulguem se utilizaram tecnologias assistidas por Inteligência Artificial (IA) (tais como grandes modelos de linguagem [LLMs], chatbots ou geradores de imagens) na produção do trabalho submetido. Os autores que utilizarem tais tecnologias devem descrever, tanto na carta de apresentação como no trabalho submetido na secção apropriada, se aplicável, como as utilizaram. Por exemplo, se a IA foi utilizada para auxiliar na redação, descreva isso na seção de agradecimentos. Se a IA foi utilizada para recolha de dados, análise ou geração de figuras, os autores devem descrever essa utilização nos métodos. Chatbots (como o ChatGPT) não devem ser listados como autores, pois não podem ser responsáveis pela precisão, integridade e originalidade do trabalho; essas responsabilidades são necessárias para a autoria.