ISSN Eletrónico: 2340-4078
ISSN: 0300-5267
DOI: 10.57065/shilap
Directrizes para autores
Diretrizes para autores que desejem publicar em ©SHILAP Revista de lepidopterología
1. A SHILAP Revista de lepidopterología é uma revista internacional publicada desde 1973 pela Sociedad Hispano-Luso-Americana de Lepidopterología e utiliza o identificador digital persistente ORCID® como forma de garantir a padronização da autoria correta. Inclui artigos de pesquisa empírica e teórica em todas as áreas da Lepidopterologia (sistemática, taxonomia, filogenia, morfologia, bionomia, ecologia, faunística e zoogeografia, assim trabalhos de bibliografia ou sobre a história da Lepidopterologia, e resenhas de livros sobre esses temas) de todas as regiões do mundo, com especial interesse em estudos que de uma forma ou de outra tenham relevância para a biologia da conservação. Cada volume consiste em quatro edições anuais (um volume por ano) em março, junho, setembro e dezembro.
2. Os idiomas oficiais da revista são espanhol, inglês, francês, alemão, italiano e português.
3. O manuscrito deve ser sobre pesquisa original, não publicada anteriormente, e submetido exclusivamente ao SHILAP Revista de lepidopterología, caso contrário deve ser comunicado com urgência. O manuscrito deve de preferência ser submetido em formato eletrônico, preferencialmente em formato Word, WordPerfect ou Rich Text Format (RTF).
4. O Editor representa a opinião do Conselho Editorial e informará os autores da sua decisão sobre a aceitação ou rejeição dos seus artigos. Todos os manuscritos serão revistos pelo Editor e por, pelo menos, dois revisores independentes, de modo a garantir a qualidade dos artigos. O processo de revisão é rápido (duplo cego). Com base no seu relatório, o Editor decide se um manuscrito será aceite para publicação. Os artigos aceites são publicados o mais rapidamente possível, normalmente no prazo de 12 meses após a sua receção.
5. Todos os artigos devem incluir um resumo do seu conteúdo em espanhol e inglês (Abstract) e, se necessário, outro em qualquer das línguas oficiais da revista. Para os autores que não saibam espanhol, a tradução do Abstract do inglês para o espanhol será feita pelo Editor, caso o artigo seja aceito. O resumo deve ser conciso (não mais de 250 palavras) e condensar as conclusões do trabalho e não deve incluir pontos finais. Cada resumo deve ser seguido de um máximo de 10 palavras-chave na mesma língua, separadas por vírgulas. O resumo em idioma diferente da do texto deve ser precedido de uma tradução do título em inglês.
6. A ordem de apresentação dos trabalhos será: título, autor, resumos, texto e referências bibliográficas. Em caso de dúvida, por favor consulte os números anteriores da revista. Os trabalhos que não estejam em conformidade com estas regras ou que sejam mais de 20% plagiados, serão devolvidos aos autores.
7. AUTORES: Os autores devem enviar nome completo, endereço de contacto, endereço de e-mail e incluir os seus identificadores de identificadores (ORCID®) em sua assinatura. Autores de língua espanhola que utilizam ambos os sobrenomes são aconselhados a uni-los com um hífen.
8. DO TEXTO: Recomenda-se a não utilização de rodapé. As datas devem ser escritas de seguinte forma: 15-VII-1985 (ou seja, dias e anos em algarismos arábicos e meses em algarismos romanos). As citações dos autores da bibliografia no texto devem ser dadas com a data: Linnaeus (1758), (Linnaeus, 1758) ou, se houver indicação de páginas, estas devem ser colocadas após o ano, separando-as por vírgula e a palavra "p." (Linnaeus, 1758, p. 65); se houver três ou mais autores, deve-se indicar o primeiro, seguido de et al. (Efetov et al. 2022). Se forem autores diferentes, devem ser organizados alfabeticamente separados por ponto e vírgula (Herrich-Schäffer, 1857; Linnaeus, 1758). As citações do material capturado devem ser feitas da seguinte forma: País (quando necessário), província, localidade, altitude, sexo dos espécimes, data e coletor. O símbolo para masculino e feminino tem de ser codificado como (&&) e (&), respetivamente, com colchetes. Os caracteres diacríticos normalmente não incluídos nas fontes da Europa Ocidental (por exemplo, idiomas eslavos, romeno, polonês, turco, etc.) também devem ser codificados; os códigos utilizados devem ser apresentados numa folha separada com uma versão impressa do manuscrito.
9. ESPÉCIES E OUTRAS CATEGORIAS TAXONÔMICAS: Todos os nomes de táxons mencionados no texto, tanto táxones estabelecidos como os novos a serem descritos, devem estar de acordo com os padrões recentes do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. Nomes latinos de gêneros e espécies devem estar em itálico. As abreviaturas gen. nov., sp. nov., syn. nov., comb. nov., ou similares, devem ser usadas explicitamente para todas as inovações taxonómicas. Na descrição de um novo género, a espécie do tipo nominal deve ser designada na combinação original, incluído a referência à descrição original e imediatamente após o novo nome. Se novos táxons forem descritos no artigo, é imprescindível que os tipos sejam depositados em uma instituição científica. Todos os táxons devem ser mencionados seguidos do seu descritor (com o nome completo) e da data da descrição, pelo menos uma vez. Podem ser utilizadas abreviaturas de autores internacionalmente reconhecidas: L. (Linnaeus); H.-S. (Herrich-Schäffer); Stgr. (Staudinger), etc. O ADN citado nas publicações deve ser depositado em bases de dados públicas e os números de registo citados, por exemplo, números de acesso GenBank ou EMBL ou DDBJ ou IDs de processos BOLD.
10. ILUSTRAÇÕES: Os desenhos devem ser feitos en manequim ou impressão digital DIN A4. Podem ser submetidas fotografias com alto contraste, compatíveis com o Adobe Photoshop e em qualquer formato de imagem, como TIFF ou JPEG.
11. REFERÊNCIAS E CITAÇÕES: Todos os artigos serão acompanhados por uma referência bibliográfica que incluirá apenas as publicações citadas no texto. As referências serão adaptadas à 7ª Edição-da-APA, com o seguinte formato:
Artigos de periódicos:
Sobrenome, A., Sobrenome, B. & Sobrenome, C. (2019). Título do artigo específico. Título do periódico, Volume(número do periódico), número da página inicial e número da página final.
Se um artigo de jornal tiver um DOI ou URL, será incluído no final da referência:
Efetov, K. A., Knyazev, S. A., & Kucherenko, E. E. (2022). The first record of Jordanita (Solaniterna) subsolana (Staudinger, 1862) from Kazakhstan (Lepidoptera: Zygaenidae, Procridinae). SHILAP Revista de lepidopterología, 50(198), 233-239. https://shilap.org/revista/article/view/68
Artigo em volume coletivo:
Rebel, H. (1901). Familiar. Pyralidae-Micropterygidae. 2 Theil.- In O. Staudinger & H. Rebel. Catalog der Lepidopteren des palaeartischen Faunengebietes (pp. 1-265). R. Friedlander & Sohn.
Livro:
Vives Moreno, A. (2014). Catálogo sistemático y sinonímico de Lepidoptera de la Península Ibérica, de Ceuta, de Melilla y de las Islas Azores, Baleares, Canarias, Madeira y Salvajes (Insecta: Lepidoptera). Improitalia.
Internet:
De Prins, J. & De Prins, W. (2011). Global taxonomic database of Gracilleriidae (Lepidoptera). http://www.gracillariidae.net
Citações bibliográficas serão listadas seguindo a ordem alfabética de autores. Quando for feita referência a mais do que uma obra do mesmo autor, as citações bibliográficas correspondentes serão listadas por ordem de antiguidade dos trabalhos.
As citações devem ser feitas com os nomes dos autores, o primeiro em maiúsculas e os demais em minúsculas, como seguinte forma: (Linnaeus, 1758), Linnaeus (1758) ou Linnaeus (1758, p. 65), usando este último para citar uma página específica. Quando houver dois autores, os seus nomes devem ser separados por & (De Prins & De Prins, 2008). O nome do primeiro autor seguido de et al. deve ser usado quando houver três ou mais autores (Efetov et al. 2022). Quando forem feitas referências a mais de uma obra do mesmo autor, publicada no mesmo ano, estas devem ser diferenciadas no texto e na lista bibliográfica por letra minúscula, conforme indicado: Efetov (1997a, b).
12. TABELAS: Terão numeração própria, em folhas independentes, não paginadas e, se necessário, poderão incluir uma nota explicativa.
13. NOTAS E REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS: Não devem exceder duas páginas e devem seguir as mesmas regras que os artigos.
14. PROVAS: Os autores receberão provas em formato PDF, para correção cuidadosa de erros de impressão. As provas devem ser devolvidas no prazo de 15 dias a contar da data da receção. Após esse prazo, o Editor decidirá se adia a publicação ou efetua as correções, declinando qualquer responsabilidade por possíveis erros persistentes. O Editor se reserva o direito de fazer as modificações necessárias para manter a uniformidade da revista.
15. REPRINS: Os autores receberão um PDF gratuito do seu trabalho. Se você precisar de separatas adicionais do seu trabalho em cópia impressa, informe o Secretário-Geral com antecedência e as separatas serão custeadas pelo(s) autor(es). O autoarquivamento dos artigos é permitido no momento da publicação na versão impressa.
16. CORRESPONDÊNCIA: A correspondência será mantida somente com o primeiro autor correspondente. Se o autor correspondente não for o primeiro autor, isto deve ser indicado por escrito ao Secretário-Geral.
17. SUBMISSÕES: Os trabalhos devem ser enviados para:
SHILAP
Apartado de Correos, 331
E-28080 Madrid
ESPAÑA / SPAGNA
E-mail: avives1954@outlook.es / avives1954@gmail.com / avives1954@outlook.com