Comité para a Protecção da Natureza, Projecto Científico SHILAP

Pedido de autorização para recolher Lepidoptera para fins científicos em Espanha

As candidaturas devem preencher as seguintes condições:

1.- Estar em dia com o pagamento da quota anual da Sociedade, antes de solicitar as autorizações.

2.- Enviar um e-mail ao Secretário-Geral do SHILAP com todos os dados pessoais, incluindo nome, apelido, morada, número de identificação ou passaporte, número de telefone (com código do país e prefixo) e endereço de e-mail. Estes dados devem ser enviados ao Secretário-Geral pelo menos 45 dias antes do período de captura previsto.

3.- A área onde o material deve ser recolhido (província e/ou região), o período de tempo (dias, meses ou o ano inteiro), o método de recolha a ser utilizado (manga entomológica, gerador, etc.), o material a ser recolhido (espécies, géneros, famílias e/ou superfamílias) e quaisquer outros dados a serem adicionados.

4.- Todos os membros do SHILAP que solicitarem estas autorizações para recolher Lepidoptera em Espanha para fins científicos serão incluídos no Projecto de Investigação Científica criado pela Sociedade e denominado: "Faúnula Lepidopterológica Ibérica, Baleárica y región Macaronesica".

5.- A fim de contribuir para este Projecto Científico, é favor enviar ao SHILAP, ou uma cópia por e-mail, a lista do material recolhido em EXCEL, apenas neste formato, indicando a Família, Subfamília, Tribo, nome da espécie (género, espécie, autor e ano), localidade, coordenadas UTM (1 X 1) ou GPS, província, data de captura, colector e número de machos e fêmeas capturados (apenas 5 exemplares por táxon e localidade, no máximo). Por favor utilizar apenas o "Catálogo sistemático y sinonímico de los Lepidoptera de la Península Ibérica, de Ceuta, de Melilla y de las islas Azores, Baleares, Canarias, Madeira y Salvajes (Insecta: Lepidoptera)" (A. VIVES MORENO, 2014)". Esta lista é necessária para este Projecto Científico SHILAP e para novas autorizações.

6.- É obrigatório publicar no SHILAP Revista de lepidopterología, as novas espécies ou subespécies descobertas e enviar ao SHILAP uma parte do material do TIPO, para a sua posterior incorporação na colecção Lepidoptera do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, Espanha.

7.- Todos os membros são recordados da obrigação de serem autorizados a recolher Lepidoptera para fins científicos em Espanha e que qualquer tipo de actividade comercial com o material capturado é proibida.

8.- Ter conhecimento dos objectivos científicos do SHILAP e comprometer-se a pagar as despesas de participação neste Projecto Científico, tal como considerado pelo Conselho de Administração em qualquer altura.