Identificação dos autores

Identificação dos autores

SHILAP Revista de Lepidopterologia considera que um autor de um trabalho publicado é uma pessoa que contribuiu intelectualmente de forma significativa para o mesmo. Seguindo as diretrizes do Comité de Ética em Publicações (COPE) (Committee on Publication Ethics), para figurar como autor é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  1. Ter participado na concepção e no desenho, ou na aquisição dos dados, ou na análise e interpretação dos dados do trabalho que resultou no artigo.
  2. Ter participado na redação ou na revisão crítica do texto.
  3. Ter aprovado a versão que será finalmente publicada.

Aqueles que não cumprirem estes três critérios só poderão ser reconhecidos nos agradecimentos. Para evitar o risco de autoria fictícia ou usurpada, recomenda-se que, no momento do envio do documento, todos os autores cheguem a um acordo sobre as suas contribuições e a ordem em que aparecerão na lista de coautores.

Para especificar a contribuição de cada autor para o trabalho, recomenda-se utilizar os critérios estabelecidos pela taxonomia de funções dos colaboradores CRediT (Contributor Roles Taxonomy):

  • Conceitualização - Ideias; formulação ou evolução dos objetivos e metas gerais da investigação.
  • Curadoria de dados - Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), depurar dados e manter os dados da investigação (incluindo o código de software, quando necessário para interpretar os próprios dados) para seu uso inicial e posterior reutilização.
  • Análise formal - Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
  • Aquisição de fundos - Aquisição de apoio financeiro para o projeto que conduz a esta publicação.
  • Investigação - Realização de uma investigação e processo de investigação, realizando especificamente as experiências ou a recolha de dados/evidências.
  • Metodologia - Desenvolvimento ou conceção da metodologia; criação de modelos.
  • Gestão do projeto - Responsabilidade pela gestão e coordenação do planeamento e execução da atividade de investigação.
  • Recursos - Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, recursos humanos, materiais, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos informáticos ou outras ferramentas de análise.
  • Software - Programação, desenvolvimento de software; conceção de programas informáticos; implementação do código informático e dos algoritmos de apoio; teste dos componentes de código existentes.
  • Supervisão - Responsabilidade pela supervisão e liderança no planeamento e execução de atividades de investigação, incluindo a tutoria externa à equipa central.
  • Validação - Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicabilidade/reprodução geral dos resultados/experiências e outros produtos da investigação.
  • Visualização - Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente a visualização/apresentação de dados.
  • Redação - rascunho original - Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente a redação do rascunho inicial (incluindo a tradução substantiva).
  • Redação - revisão e edição - Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado pelos membros do grupo de investigação original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo as etapas prévias ou posteriores à publicação.

A contribuição de cada um dos autores será registada no final do artigo numa nota denominada «Declaração de contribuição de autoria».

Para determinar a ordem de assinatura do artigo, os autores podem utilizar qualquer uma das três práticas mais comuns:

  • Abordagem «primeiro-último-autor-ênfase» (FLAE) (First-last-author-emphasis” approach): a primeira e a última assinaturas são igualmente importantes. Entre elas, considera-se que a ordem de assinatura indica contribuições decrescentes.
  • Abordagem “sequência determina crédito” (SDC): a ordem indica a importância.
  • Norma de “contribuição igualitária” (EC): utiliza-se a sequência alfabética para reconhecer contribuições semelhantes ou para evitar disputas em grupos de colaboração.

As opiniões e os factos consignados em cada artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, bem como da adequação ética do artigo. Além disso, devem deixar explícito que o texto é da sua autoria e que nele são respeitados os direitos de propriedade intelectual de terceiros. Também é sua responsabilidade garantir que possuem as autorizações para utilizar, reproduzir e imprimir o material que não seja de sua propriedade/autoria (quadros, gráficos, mapas, diagramas, fotografias, etc.). Ao enviar um artigo, os autores aceitam que ele é original e que não foi enviado para consideração nem publicado em nenhuma outra revista.

Para eliminar a confusão de nomes e garantir a atribuição adequada de publicações e citações corretamente, a SHILAP Revista de Lepidopterologia utiliza o identificador digital persistente da ORCID® como forma de assegurar a normalização correta de todas as autorias. Embora não possa garantir por si só uma identidade segura, a adoção da ORCID é mais um controle contra a fraude de identidade das autorias.

Alterações na autoria

Qualquer incorporação, supressão ou reordenação dos nomes deve ser feita antes que o manuscrito seja aceite e somente com a aprovação do editor da revista.

Para solicitar essa alteração, o autor deverá enviar ao editor:

  1. O motivo que justifica o pedido de modificação da lista de autorias.
  2. A confirmação por escrito de todos os autores manifestando o seu acordo com a incorporação, supressão ou reordenação. No caso da incorporação ou supressão de um autor, deve ser incluída também a confirmação da autoria afetada.

Num manuscrito já aceite, a incorporação, supressão ou reordenação de autores só será considerada se houver circunstâncias excepcionais. A publicação do artigo será suspensa enquanto o pedido de alterações for avaliado. Se o manuscrito já tiver sido publicado na versão online, qualquer pedido de alteração aprovado dará lugar a uma nota de correção.